Dedicação da Basílica Santa María La Mayor

A Mãe de Deus disse que queria ser erigida uma igreja naquele local, através de uma queda de neve milagrosa no meio do verão

Dedicação da Basílica de Santa Maria, em Roma, construída no Monte Esquilino e oferecido pelo Papa Sisto III para o povo de Deus como uma memória do Concílio de Éfeso, em que a Virgem Maria foi proclamada Mãe de Deus.

Hoje a dedicação do terço das basílicas patriarcais do interior de Roma. Originalmente chamava-se «Basílica Liberiana», porque fora construída na época do papa Liberio, em meados do século IV. Mais tarde, em 434, foi restaurada e recebeu o nome de Santa Maria Maior, por ser em dignidade e antigüidade a primeira das igrejas da Cidade Eterna consagrada à Mãe de Deus, em homenagem ao recentemente celebrado Concílio de Éfeso ( 431).

A basílica com o nome de "Santa Maria ad praesepe" também é conhecida, porque preserva a suposta relíquia do presépio de Belém, onde a Senhor no nascimento; e ainda mais usual é o nome de «Santa María de las Nieves», já que, segundo uma tradição popular, na época do Papa Liberio (isto é, na primeira etapa da basílica) a Mãe de Dios disse que queria que uma igreja fosse erguida naquele lugar, através de uma queda de neve milagrosa no meio do verão. No entanto, a primeira menção que conhecemos desse milagre data de um século após os eventos, e o milagre não é mencionado na inscrição de Sisto III na restauração da igreja. Esta inscrição diz: "Virgem Maria! Eu, Sixto, tenho dedicado este novo templo a você como uma oferta digna das entranhas das quais nosso Salvador nasceu." Você, donzela que não conhecia um homem, carregou seu ventre e deu à luz nosso Salvador. E eis que agora esses mártires, que com suas vidas deram testemunho do Fruto de seu ventre, cingiram a coroa de sua vitória sobre seus templos. Sob seus pés estão os instrumentos de seus sofrimentos: a espada, as chamas, as bestas, a água, os venenos cruéis. Os instrumentos são diversos, mas a coroa é única. », E no arco da abside: « Sixto, bispo do povo de Deus ».



Carregado por: solodios

Você gosta de oração?

Você quer compartilhar uma oração conosco?

Copyright © 2017 Deusmeu.com